As joias, se receberem o devido cuidado, podem se tornar uma estimada herança de família. A limpeza correta das peças é essencial para sua conservação. Analise a sua joia regularmente e tome as cuidados básicos e necessários para mantê-las em um bom estado. Precauções básicas devem ser tomadas com todas as suas joias na hora da limpeza. No entanto, algumas gemas exigem cuidados especiais. Confira:

  1. Joias sem pedras: deixe a peça de molho por alguns minutos em uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio. Passe levemente uma escova de cerdas macias em água corrente e seque com um papel delicado.
  2. Joias com pedras preciosas (exceto esmeralda, pérolas e gemas orgânicas): lave-as com água morna e detergente neutro, friccionando de forma suave uma escova de cerdas macias. Seque com um papel delicado.
  3. Joias com esmeraldas: use água fria e sabão neutro. Enxágue-as e seque sem esfregar.
  4. Joias com pérolas e outras gemas orgânicas: pérolas necessitam de um cuidado especial. Elas não devem entrar em contato com a água, pois a umidade enfraquece o fio de seda. Evite também o contato de peças que possuem pérolas com outras joias. Limpe a peça suavemente e apenas com um pano macio e úmido ou algodão, jamais utilizando qualquer tipo de escova.
  5. Joias escurecidas pelo iodo: algumas pessoas apresentam maior concentração de iodo no organismo e suas joias escurecem mais facilmente. Para voltarem à cor original, providencie novo polimento por um profissional de confiança.

Por fim, nunca ferva suas peças com detergentes, pois o calor e os produtos químicos são inimigos das joias. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida!

Fonte: Infini Joias